Covid-19

61535

Brasil registra 1º caso da variante XBB.1.5 do coronavírus

Caso confirmado pela Rede Dasa é de uma paciente de 54 anos de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

BRASIL - Cientistas identificaram o primeiro caso de Covid-19 no Brasil causado pela variante XBB.1.5 do coronavírus. O caso confirmado pela Rede Dasa é de uma paciente de 54 anos de Indaiatuba, no interior de São Paulo.
 
De acordo com a Dasa, a amostra foi coletada em novembro de 2022, mas a confirmação da nova variante ocorreu apenas agora devido ao tempo necessário para o sequenciamento das mais de 1.300 amostras selecionadas naquele mês.
 
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) afirmou que mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual.
 
“A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e, no momento, um caso da variante XBB.1.5 foi confirmado por um laboratório particular e está sob acompanhamento junto ao município de origem”, diz trecho da nota.
 
A variante XBB é um recombinante das sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75, ambas da variante Ômicron, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Embora sejam necessários mais estudos, os dados atuais não sugerem que haja diferenças substanciais na gravidade da doença para infecções por XBB. Há, no entanto, evidências que apontam para um maior risco de reinfecção, em comparação com outras sublinhagens da Ômicron circulantes.
 
A OMS realiza o monitoramento contínuo das variantes do coronavírus. Segundo a OMS, a emergência de uma nova variante representa preocupação diante da possibilidade de impactos para as vacinas em uso e para os testes de diagnóstico, aumento da transmissibilidade do vírus e da gravidade da doença.
 
Até a semana de 12 a 18 de dezembro, a prevalência global de XBB foi de 6,8%, segundo o boletim epidemiológico mais recente da OMS divulgado nesta semana. A incidência inclui XBB.1.5, que teve um aumento nas sequências na semana avaliada (667 sequências) em comparação com a semana anterior, de 5 a 11 de dezembro, quando foram relatadas 525 sequências.
 
O sequenciamento completo do genoma do SARS-CoV-2 presente na amostra foi depositado no Gisaid, plataforma internacional que fornece acesso aberto a dados dos vírus influenza e do coronavírus.
 
Além da vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço recomendadas, medidas de prevenção não farmacológicas, como o uso de máscara, a higienização das mãos e a manutenção de ambientes arejados, contribuem para a reduzir os riscos de transmissão da variante XBB.1.5 e qualquer outra linhagem do coronavírus.
 
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole