Fique Sabendo

60634

Mosquitinho-de-banheiro tem duas novas espécies

Ele faz mal à saúde?

NACIONAL - Provavelmente, você já recebeu esses “discretos visitantes” com menos de 3 milímetros de comprimento, da família Psychodidae, e que já se sentem “de casa” em nossos banheiros.

Os “mosquitinhos-de-banheiro” encontraram nos ralos, condições semelhantes àquelas onde vivem na natureza. O ambiente é úmido e tem fartura de alimentos, no caso: gordura, restos de cabelo e pele morta do nosso corpo.

“Eles se adaptaram aos nossos banheiros por causa do micro-habitat que esses encanamentos proporcionam. As larvas desses mosquitinhos vivem em ambientes aquáticos, mas não são boas nadadoras. Por isso, necessitam de um substrato onde possam se prender e caminhar por ali. Mas é necessária uma superfície que esteja constantemente molhada.

Os ralos proporcionam esse ambiente perfeito com matéria orgânica particulada”, explica o entomólogo Danilo Pacheco Cordeiro, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Existem no mundo cerca de 2.500 espécies de Psychodidae, mas nem todas estão habituadas à vida na zona urbana, pelo contrário, a grande maioria é bem exigente com relação ao habitat. “Embora poucas espécies desses mosquitinhos tenham se adaptado bem a viver nas cidades, a grande maioria só é encontrada em ambientes naturais preservados, reproduzindo-se nas margens de riachos, dentro da água acumulada em bromélias e em diversos outros ambientes”, afirma Danilo.

Por serem insetos exigentes que dependem de áreas extremamente preservadas, os mosquitinhos são considerados como bioindicadores de qualidade para vida selvagem e cumprem funções importantes no meio ambiente. Um exemplo é a ciclagem de nutrientes, uma troca contínua de substâncias que acontece entre o solo e as plantas.

“Eles conseguem se alimentar das partículas da matéria orgânica de animais e plantas quando estão se decompondo. Esses insetos dividem esse trabalho com as bactérias, fungos e outros microrganismos que também participam do processo. Por isso, eles ajudam no retorno desses nutrientes para o solo, ou para o substrato. Além disso, ajudam a diminuir a proliferação de bactérias”, diz o entomólogo.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole