Natureza

62094

Paleontólogo encontra pegadas inéditas de dinossauros com cerca de 90 milhões de anos em General Salgado (SP)

Vestígios correspondem ao primeiro achado de pegadas desses répteis do Cretáceo Superior no estado.

GENERAL SALGADO - Um conjunto de pegadas de dinossauros com pelo menos 90 milhões de anos foi encontrado em uma fazenda de General Salgado (SP). O registro corresponde ao primeiro achado de pegadas desses répteis durante o período do Cretáceo Superior no estado.

As pegadas estão sendo estudadas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).
 
O paleontólogo e professor de Zoologia de Vertebrados da UFU, Ariovaldo Giaretta, de 57 anos, explicou que a descoberta pode ser caracterizada como um feito histórico e inédito para a ciência, já que pegadas como estas foram descritas em outro período geológico, ou seja, têm idades diferentes.
 
"Embora ossos fossilizados sejam comuns, pegadas dessa do Cretáceo Superior nunca tinham sido encontradas lá e nem mesmo no nosso Estado. Eu sou paulista e fiquei feliz por isso também, sortudo pelo privilégio da descoberta inédita."
 
As pegadas, segundo ele, indicam que os animais tentavam atravessar um rio ou um lago quando deixaram as impressões nas rochas da região, enquanto as encontradas anteriormente eram de ambiente desértico.
 
O Cretáceo representa o terceiro e último período da Era Mesozóica e se estendeu de 145 a 66 milhões de anos. Já os sedimentos onde as pegadas foram encontradas fazem parte da Bacia Bauru, com rochas do interior dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul.
 
O professor ainda revelou que encontrou as pegadas por acaso, em setembro de 2022, enquanto buscava fósseis de serpentes na área.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole