Saúde

63088

Gripe: governo começa a distribuir vacinas e antecipa campanha

Ao todo, ficaram acordadas 81,8 milhões de doses entre o governo e o Butantan, em São Paulo.

O Ministério da Saúde começou a distribuir aos estados as doses da vacina para Influenza, o vírus da gripe, na segunda-feira, e o calendário de vacinação pode ser antecipado.
 
Em fevereiro, a pasta anunciou que a campanha contra a gripe, que geralmente tem início em maio, seria adiantada para dia 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. 
 
A aplicação deve ter início ainda mais cedo do que o previsto após o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anteciparem o processo de entrega das doses.
 
— Nós conseguimos, com o esforço do Instituto Butantan, que antecipou a entrega e também da Fiocruz, que sempre faz a avaliação das vacinas antes delas serem aplicadas — afirmou a ministra Nísia Trindade a jornalistas nesta terça-feira.
 
De acordo com ela, o ministério publicará nesta quarta-feira uma nota técnica dizendo quais são os grupos prioritários da campanha.
 
Já o dia de início da vacinação é definido pelos municípios após a chegada das remessas. O processo para início costuma levar poucos dias após a distribuição das doses.
 
A antecipação vale para todas as regiões do Brasil, menos a Norte, onde a vacinação ocorre no segundo semestre devido às particularidades climáticas que influenciam a disseminação do vírus na região.
 
Ao todo, ficaram acordadas 81,8 milhões de doses entre o governo e o Butantan, em São Paulo, responsável pela produção das vacinas utilizadas na campanha brasileira. Cinco milhões de doses iniciais foram entregues na última quinta-feira, e as demais 70,2 milhões serão enviadas ao ministério até abril.
 
Outras 6,6 milhões serão entregues em setembro para a vacinação na região Norte.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole