- Atualizado em 10:18

Saúde

63157

Menina de 3 anos recebe doação de coração em tempo recorde em São José do Rio Preto (SP)

Ação durou 6h20 e se destaca pela agilidade da localização de um doador compatível.

Poucas horas depois de ser incluída na fila de espera de transplante, um novo coração começou a bater no peito de uma menina de três anos. O procedimento foi realizado por profissionais do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP), na quarta-feira (13).
 
A pequena Ana Lívia Prado foi diagnosticada com uma doença congênita que faz o coração crescer muito além do normal. Diante da gravidade, ela foi incluída como segunda na lista de prioridades e a cirurgia, que durou 3h20, foi possível a partir da doação do órgão de uma criança que morreu em decorrência de complicações da hidrocefalia.
 
“Quando a gente para o coração do doador, no caso, em Cuiabá (MT), temos quatro horas para transportar, fazer cirurgia e fornecer sangue para o coração começar a bater novamente. Com o coração em Cuiabá, pegamos o helicóptero até o aeroporto, depois pegamos o avião até Rio Preto e a GCM nos escoltou até o hospital para ser mais rápido”, conta Ulisses Crotti, coordenador do Centro do Coração da Criança do HCM.
 
De acordo com a CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM, toda a ação durou 6h20 e se destaca pela agilidade da localização de um doador compatível no menor tempo na história do serviço em Rio Preto.
 
“Logo começamos a cirurgia e colocamos o coração para bater. Isso garantiu o tempo que chamamos de viabilidade miocárdica, ou seja, o tempo adequado para que esse coração tivesse uma boa contração”, diz Ulisses Crotti.
 
Ana Lívia segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e Maternidade, extubada e estável.
 
Para Talissa Prado, moradora de Lins (SP) e mãe de Ana Lívia, o sentimento é de gratidão à família doadora e à equipe que colaborou com o sucesso do transplante que garantiu a vida da menina.
 
“Que ela [a mãe que autorizou a doação] receba minha gratidão como conforto. Não tenho nem noção do que se passou com ela. Creio que foi Deus que a iluminou e permitiu a doação desse coração abençoado. E que ela se sinta feliz, porque esse coraçãozinho tão importante para ela bate no peitinho da minha filha.”
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole