Saúde

63015

Repelente para dengue: conheça as diferenças e saiba por que os que têm Icaridina 25% são os mais indicados

Nem todos podem ser utilizados por todas as faixas etárias

NACIONAL - Com a alta no número de casos de dengue no Brasil, é preciso se proteger contra o Aedes aegypti. Entre as principais medidas para espantar o mosquito estão as barreiras físicas, como mosquiteiros e telas, e as barreiras químicas, como os repelentes e os inseticidas.

⚠️ Fazer uso de repelentes é importante para evitar picada do transmissor da doença, mas os especialistas alertam: nem todos os produtos são efetivos contra o mosquito da dengue.

O repelente precisa conter algumas substâncias específicas para combater o Aedes aegypt.

Além da dengue, a fêmea dessa espécie também é responsável pela transmissão de doenças como zika e chikungunya.

A Anvisa ainda adverte que não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação aprovada para repelir o mosquito.

Quais repelentes afastam o mosquito da dengue?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam que, para ser efetivo contra o mosquito da dengue, o repelente deve conter uma das seguintes substâncias:

Icaridina 20-25% – duração de dez horas
DEET 10-15% – duração de seis a oito horas
IR3535 – duração de até quatro horas
Luiz Dario Sponholz, dermatologista da área de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essas substâncias estão presentes nos produtos em diferentes concentrações. Eles podem ser encontrados em forma de loção, creme ou spray – o que afeta diretamente na duração do efeito do repelente.

❗Os dermatologistas também reforçam que, apesar das durabilidades distintas dos produtos, não é recomendada a aplicação superior a três vezes por dia. O uso excessivo dos repelentes pode causar intoxicação.

Por sua efetividade durante uma maior quantidade de horas, a Icaridina 20-25% é a substância considerada mais efetiva para proteção contra o Aedes aegypt.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole