Tecnologia

60201

Bancos têm até abril para implantar a biometria no consignado do INSS

As instituições financeiras tinham até janeiro para se adequar às regras, mas uma nova instrução normativa estendeu o prazo por mais dois meses.

NACIONAL - O uso da impressão digital ou de outras características físicas como formato do rosto e íris, será exigida para a liberação do consignado do INSS.

A obrigatoriedade da biometria para empréstimos deinados a aposentados e pensionistas teve as normas divulgadas em novembro, por meio de uma instrução normativa.
 
As instituições financeiras tinham até janeiro para se adequar às regras, mas uma nova instrução normativa estendeu o prazo por mais dois meses.
 
Para garantir a segurança dos aposentados e pensionistas, o INSS pede aos bancos que já possuem a funcionalidade para que utilizem somente a biometria nos empréstimos consignados.
 
As instituições financeiras podem utilizar seus próprios sistemas biométricos, desde que eles se enquadrem nos parâmetros definidos pelo órgão.
 
Além da biometria, para efetivar o empréstimo o aposentado ou pensionista deve apresentar um documento de identificação.
 
A transação pode ser feita presencialmente ou por meio dos canais digitais, sendo que não é permitido contratar o consignado por telefone.
 
Os bancos que não se adaptarem às regras até abril serão descredenciados e não poderão mais oferecer a modalidade de crédito.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole